A Palavra de Deus convida que o fraco confesse "eu sou forte".
E dentro do questionamento sobre a fronteira entre "fé" e "mentira" que me pus a pensar na fraqueza que existe em "ser forte" o tempo todo. Ou talvez tenha refletido apenas sobre uma fraqueza expecífica: as pessoas fortes nunca - ou poucas vezes - encontram alguém com quem podem expor seus pontos fracos; com quem podem se abrir e confessar aquém da declaração de fé que Deus espera de nós.
Quando idenficamos uma fraqueza em nós, quando nos examinamos e vemos que em determinado ponto cremos ou fazemos algo que não agrada a Deus, quando temos a conciência de algum pecado... O que fazer?
Guardar para si.
Confessar diante de Deus, pois Ele é fiel e justo.
Orar em línguas, eficando o próprio espírto.
Estas são boas soluções.
Confessar para um irmão...
Para quê?
A Palavra de Deus sugere em Tiago: "confesse seus pecados um aos outros para que sejam curados".
Devemos ajustar bem as expectativas neste ponto. Ao confessar seu pecado para um irmão não espere empatia, nem compreensão, nem amor (ágaphe) mesmo que isso possa estar presente. Espere cura. Se não quiser ser curado, nem abra sua boca.
Esta exposição de pecados entre homens se daria no campo da mentira? Se Deus não nos vê assim como falamos, é porquê assim não somos e assunto encerrado?
A resposta para estas perguntas muito provavelmente é afirmativa, afinal falar sobre aquilo que Deus não concorda não parece uma ação muito inteligente.
Mas e quanto a sugestão dada em Tiago?
Devemos entender que esta talvez seja uma etapa incial do processo que nos leva ao ideal de Deus, uma parte primária do caminho. Que se ainda estamos nela é porque muito nos falta aprender e conhecer da verdade. Temos muito da nossa fé para crescer e desenvolver.
E quem sabe teu irmão-ouvinte pode te ajudar nisso, até chegar no ponto em que ele não continue sendo mais um ouvinte. Nem que ele seja como um modelo de fé e sabedoria a ser seguido ou copiado.
[...]
Eu sou tudo que Deus diz que eu sou.
"Eu sou forte".
Nenhum comentário:
Postar um comentário